Meninos de rua da Beira encontram uma casa e uma família

Um artigo de Nelson Moda no Noticias

Um grupo de treze meninos de rua, com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, que vagueavam pelas ruas da cidade da Beira em Moçambique foram resgatados e acolhidos pela Comunidade de Sant'Egidio.

Nelson Moda de Sant'Egidio, num artigo no Noticias, relata:
“As crianças vivem agora no bairro de Ponta-Gêa em total segurança e já não correm risco de abuso sexual, violência física, uso de drogas e bebidas alcoólicas e longe dos traficantes de seres humanos. Dormem em beliches com colchões e cobertores. Recebem três refeições por dia e frequentam aulas nas escolas primárias e secundárias locais, algumas delas pela primeira vez. Para melhorar as suas actividades pedagógicas, a Comunidade de Sant'Egidio mobilizou também um professor para os ensinar. Têm também acesso a alimentos, vestuário e assistência médica gratuita.”

A Comunidade de Sant'Egidio da Beira acolhe permanentemente mais de 260 crianças e meninos de rua, e através do Centro Nutricional, desde 2011, outras 650 crianças, incluindo algumas famílias vulneráveis da zona da Praia Nova e residentes do Grand Hotel, em particular fornecendo almoço de segunda a sexta-feira.

Nelson Moda continua: “Apelamos às organizações não governamentais nacionais e estrangeiras, aos empresários e a todas as pessoas de boa vontade para que apoiem o nosso trabalho", sublinhando que isto "diz respeito às vidas das gerações vindouras e que todos são chamados a fazer a sua parte para o desenvolvimento do país”.