Na Beira, Moçambique, o encerramento do ano lectivo na 'Escolinha' de Sant'Egidio

Para responder ao problema da desnutrição que afecta tantas crianças africanas, a Comunidade de Sant'Egidio abriu há muitos anos vários centros nutricionais em Moçambique, onde todos os dias milhares de crianças recebem uma refeição nutritiva adaptada às necessidades de crescimento num ambiente protegido onde é possível não só receber uma refeição, mas também brincar, aprender e crescer bem. Com o tempo, foi levantado o problema de responder a outras necessidades e, sempre que possível, foram criados 'escolinhas' para crianças em idade pré-escolar e cursos de costura para jovens que frequentam os nossos centros, ensinando-lhes assim uma profissão.

Na Beira, de onde obtemos as fotografias que estamos a publicar, a 'Escolinha' é frequentada por cerca de 50 crianças, que em Dezembro celebraram o fim das aulas e o início das férias de Verão. Um momento a que quiseram dar solenidade, também para encorajar o "desejo de escola" nas crianças e nas famílias.

Graças aos alfaiates da escola de costura, foram produzidos chapéus de formatura e togas em poucos dias, e foram impressos certificados de assiduidade personalizados. Um reconhecimento pelo seu empenho e excelentes resultados escolares, antes de embarcarem noutra fase da sua escolaridade no início do novo ano.