WORLD

"Ser comunidade com os pobres, o carisma de Sant'Egidio". Visitas e encontros por ocasião da visita de Cristina Marazzi a Moçambique

Desde 21 de junho, uma delegação da Comunidade de Roma, guiada por Cristina Marazzi, está a visitar as comunidades de Sant'Egidio em Moçambique. A primeira paragem foi em Maputo, onde se encontram os centros de tratamento do Programa Dream - que aqui deu os primeiros passos há 21 anos - e de Bravo!
A visita continuou na Escola da Paz do Polana Caniço, uma das primeiras em Moçambique, e partilhando o serviço dos Jovens pela Paz de Maputo com os pobres que vivem nas ruas, muitos dos quais jovens, com os quais a Comunidade se encontra num clima de amizade e família há cinco anos, levando o jantar, distribuindo roupa e cobertores e ajudando-os nas suas necessidades.
No sábado, realizou-se uma assembleia com mais de 200 pessoas das comunidades de Maputo e da Matola. Cristina Marazzi recordou como o Espírito inspira a unidade da Comunidade em muitos lugares do mundo, tornando-a uma família global, e como Moçambique e a sua história estão fortemente ligados à vida de Sant'Egidio desde 40 anos. Lembrando o acordo de paz de 1992 para Moçambique, assinado em Roma graças à mediação de Sant'Egidio, recordou que Sant'Egidio é uma casa de paz no mundo onde se vive a fraternidade e a amizade para todos, uma paz que todos são chamados a construir no diálogo, na amizade e na solidariedade nas suas próprias sociedades. "Jesus identifica-se nos pobres e convida-nos a encontrá-lo nos lugares de sofrimento e de dor das nossas cidades. Ser comunidade com os pobres - disse ela - faz parte do carisma e da originalidade de Sant'Egidio, que é uma força transformadora que pode mudar o mundo e construir um mundo de paz”.