WORLD

No norte de Moçambique, a delegação de Sant'Egidio com Cristina Marazzi leva o abraço de paz da Comunidade aos deslocados e aos pobres

A segunda etapa da delegação de Sant'Egidio, guiada por Cristina Marazzi, em Moçambique foi Nampula. Aqui o primeiro gesto foi uma visita a algumas famílias deslocadas que tinham fugido por causa dos ataques terroristas no norte do país. Infelizmente, estas zonas - e particularmente a de Cabo Delgado - são desde 2017 palco de ataques terroristas que já causaram a morte de cerca de 3.000 pessoas e a fuga - segundo dados da OIM - de mais de um milhão de deslocados, dos quais apenas 30 por cento estão alojados em campos de refugiados, enquanto os restantes vivem graças à generosidade de outras famílias pobres que disponibilizaram as suas casas.

A visita foi comovente, devido às histórias contadas pelos refugiados. Alguns tiveram de fugir a pé da sua aldeia, chegando a ficar 10 dias no mato com idosos, pessoas com deficiência e sempre muitas crianças. Uma mulher idosa contou como conseguiu salvar-se fugindo de Mocimboa da Praia com os netos e o irmão cego, enquanto dois dos seus filhos foram mortos no ataque.

Todos agradeceram o que receberam da Comunidade nos últimos meses: material de higiene e escolar para as crianças e os jovens, mas sobretudo comida. A maior dificuldade para as famílias deslocadas continua a ser a falta de alimentos, ao ponto de, por vezes, as crianças não poderem ir à escola por causa da fome.

Em Nampula, cerca de 300 pessoas das comunidades dos bairros e dos vários distritos da Província reuniram-se pela ocasião. Cristina Marazzi sublinhou que a amizade com os pobres, incluindo os prisioneiros nos quais Jesus se identifica, pode mudar o mundo e construir a paz. Referiu-se também carinhosamente a Nampula como a "capital do Bravo!", uma vez que o programa de registo de crianças em Moçambique começou aqui, e está agora presente em todos os distritos da Província.

Depois de partilhar alguns momentos de serviço com os pobres - a Escola da Paz na Casa da Comunidade e o jantar de rua com os amigos sem-abrigo - a visita da delegação deslocou-se ao distrito de Murrupula, onde, após a visita à Escola da Paz, se realizou uma assembleia com cerca de 280 pessoas das 3 Comunidades do distrito.

Alguns chamaram a esta visita um Pentecostes e um sinal de que na Comunidade de Sant'Egidio ninguém está esquecido ou afastado. Duas mulheres idosas tomaram a palavra para testemunhar como a Comunidade lhes salvou a vida depois de terem sido afastadas dos seus filhos e familiares. Como disse Cristina Marazzi "Sant'Egidio é um abraço de paz”.