HOMELESS

A "Casa da Esperança" de Sant'Egidio: um novo começo para os meninos de rua em Lilongwe, no Malawi

Desde 7 de Outubro, Lilongwe, a capital do Malawi, é enriquecida pela presença da "Casa da Esperança". Esta casa acolhe quatro meninos que no passado foram obrigados a viver nas ruas da cidade. Ao longo dos anos, as Comunidades de Sant'Egidio no Malawi mobilizaram-se para fazer face ao grave problema dos "meninos de rua", jovens que, por diversas razões, se encontram sem casa.

Esta triste realidade, que infelizmente está a aumentar, está ligada à expansão desordenada e desigual da capital, em resultado da rápida urbanização. Nos anos 70, Lilongwe tinha apenas 20.000 habitantes e era um pequeno centro comercial. Mas com a decisão de a tornar capital em 1972, a cidade cresceu rapidamente, atingindo atualmente uma população de 1.300.000 habitantes. Este crescimento levou, infelizmente, a um aumento do número de crianças de rua.

Durante muitos anos, Sant'Egidio ofereceu jantares semanais a mais de cinquenta jovens alojados na sede de Kawale, perto do centro de Lilongwe. Quatro deles, em particular, começaram a frequentar estes encontros e o jantar semanal tornou-se uma oportunidade para fazer amizade e conhecer melhor os animadores de Sant'Egidio. Nasceu então a ideia de encontrar uma casa, de lhes permitir voltar à escola e de restabelecer o contacto com as suas famílias. A comunidade de Lilongwe respondeu generosamente, oferecendo ideias e recursos. Um doador malawiano colocou à disposição uma das suas propriedades, enquanto os amigos de Sant'Egidio estão a ajudar a tornar a "Casa da Esperança" um lugar acolhedor e eficiente. As instalações situam-se no bairro de Chitedze, perto da Faculdade de Agricultura, e os jovens universitários da Juventude para a Paz organizaram turnos de serviço na casa, onde também tem lugar a oração comunitária.

A "Casa da Esperança" é uma casa espaçosa com um belo jardim, um lugar que olha para o futuro das crianças de rua, oferecendo-lhes uma família em crescimento, crescendo juntamente com a cidade.