Na fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia, Sant'Egidio acolhe e orienta os refugiados que fogem da guerra

À medida que o êxodo dos ucranianos que fogem da guerra continua, as Comunidades na Eslováquia também continuam a trabalhar para os acolher no principal posto fronteiriço, Vyšné Nemecké, entre a Ucrânia e a Eslováquia.
A comunidade ajuda aqueles que chegam, não só com necessidades básicas - alimentos, roupas quentes - mas também fornecendo informações sobre o direito à protecção humanitária na União Europeia e dirigindo os muitos que querem continuar a sua viagem para outros países europeus, favorecendo os contactos com familiares ou conhecidos. Várias pessoas continuam a sua viagem para a República Checa, onde também encontram o apoio da Comunidade.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, visitou a fronteira, encontrou-se com vários refugiados e falou longamente com pessoas da Comunidade. Falaram sobre o compromisso da Comunidade para com a paz e o acolhimento através de corredores humanitários dos que fogem à guerra.

O Primeiro-Ministro encontrou-se com as pessoas que estão a ajudar os refugiados, incluindo Fadi, um jovem iraquiano que tinha vindo para a Eslováquia como refugiado e que hoje, na Comunidade, acolhe aqueles que fogem da guerra na Ucrânia. Um exemplo que mostra, como Heger disse, que a Comunidade constrói a paz a partir de um "coração que olha primeiro para as necessidades dos outros”.