PAZ

Dia Nacional da Paz em Moçambique: manifestações, marchas e cerimónias em todo o país por ocasião do aniversário dos Acordos de Roma de 1992

Fotos e vídeos de Maputo, Pemba, Nampula, Beira, Quelimane, Tete, Lichinga e .....

31 anos após a histórica assinatura do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma a 4 de outubro de 1992, com a mediação da Comunidade de Sant'Egidio, as Comunidades de Moçambique mantêm viva a memória da Paz.

Neste dia, celebrado como feriado nacional, realizam-se manifestações em todo o país e Orações pela Paz no Espírito de Assis, que envolvem líderes religiosos e fiéis de diferentes confissões. VISITA LA FOTOGALLERY

Destacamos aqui, em particular, os seminários que se realizam nestes dias em Nampula e em Tete (ver os programas nos cartazes); as Oraòões pela Paz no espírito de Assis em Lichinga, Nampula e Tete (ver as fotos) e o grande evento inter-religioso em Maputo, no dia 4 de outubro, às 16h30, que será transmitido em direto na página página Facebook Sant'Egidio Lusofonia.

Antes das celebrações, foram organizadas assembleias e conferências em escolas, universidades e bairros. Manter viva e transmitir a memória da Paz às novas gerações é fundamental num país como Moçambique e é um compromisso de todas as Comunidades de Sant'Egidio no país.

Desde 1992, graças à conquista da Paz e ao desenvolvimento económico e social que se seguiu, a população de Moçambique passou de 12 para mais de 30 milhões de habitantes. Isto significa que cerca de 2/3 da população nasceu depois da assinatura do Acordo e corre o risco de considerar a Paz como um dado adquirido.

As Comunidades de Sant'Egídio, ao celebrarem a Paz, não esquecem a dolorosa situação no norte do país. Continuam a apoiar os numerosos refugiados internos que procuraram refúgio dos ataques terroristas dos últimos anos. A memória da Paz do dia 4 de outubro acende também uma luz de esperança para o Norte do país, reafirmando que a Paz é sempre possível.

Domingo 8 de Outubro, a Comunidade Moçambicana em Itália vai realizar um dia de reflexão e festa na sala de conferências em Via della Paglia para comemorar o aniversário da Paz. O evento contará também com a presença do Embaixador de Moçambique junto do Estado Italiano e do Embaixador junto da Santa Sé, este último chefe da delegação da Renamo durante as conversações de paz. Está também prevista uma visita aos locais históricos do Acordo de Paz em Sant'Egidio.

Assista ao vídeo da Beira : youtu.be/-vvFUrgxwPE