change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
24 Agosto 2015 | ROMA, ITÁLIA

ENCONTRO INTERNACIONAL

As religiões em Tirana de 6 a 8 de Setembro com Sant'Egidio para dizer: a paz é sempre possível #peaceispossible

para falar sobre as emergências reais do nosso mundo: ambiente, desigualdades sociais, resolução de conflitos e buscar juntos respostas e soluções

 
versão para impressão

Estamos a assistir há anos a guerras que ninguém parece ter a força ou a vontade de mandar parar, como a que se combate na Síria, e que geram novas vítimas a cada dia, alimentando o desespero da população civil e colocando em oposição grupos étnicos e confissões religiosas, até aos tempos mais recentes eram inseridas num quadro de coexistência.
Se a comunidade internacional não consegue impor nem sequer uma trégua humanitária é necessária uma mobilização popular que seja capaz de fazer ouvir a voz dos muitos que já veem a emigração como a sua única saída a custa de travessias extremamente arriscadas para a Europa.

A convite da Comunidade de Sant'Egidio, juntamente com as Igrejas Católica e Ortodoxa da Albânia, as grandes religiões do mundo tomaram a iniciativa de um Encontro Internacional, "A PAZ É SEMPRE POSSÍVEL - Religiões e culturas em diálogo", a ser realizada em Tirana de 6 a 8 de Setembro. Um grande evento no "espírito de Assis" - a primeira Oração pela Paz, desejada por João Paulo II em 1986, na cidade de São Francisco - que este ano terá um caráter especial, não apenas pelo atual cenário de guerras e conflitos de origens diferentes, mas também pelo crescimento de um novo sujeito representado pela força pacífica das religiões que se contrapõe à violência com propostas concretas e realizáveis.

Espera-se, na assembleia de abertura, por uma importante mensagem do Papa Francisco. Mas durante três dias, em dezenas de mesas-redondas, alternar-se-ão os líderes religiosos mais importantes da Europa e do Mediterrâneo, da Ásia e da África, juntamente com representantes das instituições e da cultura: para estes será lançado um forte apelo para que se realizem imediatas tréguas humanitárias e se inicie urgentemente o complexo, mas ao mesmo tempo essencial, trabalho para a construção da paz. Serão interpeladas todas as instituições internacionais, mas particularmente a Europa que está diante de um dilema: fechar as suas portas e envelhecer tristemente ou aceitar os novos desafios com que se depara, tais como os da paz, do colhimento e da integração.

Mas o evento terá também um caráter popular: a cada dia está a ampliar-se o número de aqueles que - de todas as partes da Europa e mais além -juntar-se-ão, no início de Setembro, como peregrinos de paz para acompanhar o encontro na capital da Albânia.
Porque a Albânia? Porque para construir a paz é necessário partir das periferias. Papa Francisco, há um ano, iniciou de aqui para visitar a Europa. E hoje mesmo este pequeno País, que hospeda a maior presença muçulmana do velho continente, tornou-se um modelo de coexistência entre religiões e culturas, um laboratório interessante, onde durante três dias abordar-se-ão temas relacionados com a paz como: o desenvolvimento sustentável, as emergências ambientais (que dizem respeito ao planeta em geral, mas também às condições de vida de muitas periferias das megacidades do mundo) e as desigualdades sociais.

Muitos serão as testemunhas dos Países em conflito, como a Síria, o Iraque, a Nigéria, Mindanao (Filipinas) e a Líbia, para que todos escutem as suas vozes e contribuam para a construção da paz.

Sigam-nos também via web:
O hashtag è #peaceispossible

Website
: www.santegidio.org
Twitter: @santegidionews
Facebook: Comunità di Sant'Egidio
Youtube: santegidio
Google Plus : Comunità di Sant'Egidio

Os lugares do Encontro >>

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Seguici anche via web su:

   

     

L’hashtag è #peaceispossible

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   
   
   
   
   
 
 
 
 



 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
25 Janeiro 2018
ROMA, ITÁLIA

República Centro-Africana, o Presidente Touadera em Sant'Egidio: o processo de paz continua, agora começa a nova fase de desarmamento

IT | ES | DE | FR | PT | CA | ID
24 Janeiro 2018

República Centro-Africana, amanhã o presidente em visita a Sant'Egidio: Conversações sobre o processo de paz e encontro com a imprensa

IT | PT
15 Janeiro 2018

'Fazer Paz - a diplomacia de Sant'Egidio' está a venda

IT | ES | DE | PT
24 Outubro 2011

O Espírito de Assis: 25 anos de Oração pela Paz

IT | EN | ES | DE | FR | PT | CA | NL | RU
todas as novidades
• DIVULGAÇÃO
26 Fevereiro 2018
Roma sette

Congo e Sud Sudan, Gnavi: «La liberazione ha il nome di Gesù»

23 Fevereiro 2018
Domradio.de

"Wir können Frieden organisieren wie andere den Krieg"

22 Fevereiro 2018
Famiglia Cristiana

La preghiera sia un urlo contro le guerre

21 Fevereiro 2018
Vatican Insider

Sant’Egidio si unisce alla Giornata di digiuno per Congo e Sud Sudan indetta dal Papa

21 Fevereiro 2018
SIR

Giornata preghiera e digiuno: Comunità di Sant’Egidio, adesione all’invito del Papa. Veglia nella basilica di Santa Maria in Trastevere a Roma e in molte città italiane

7 Fevereiro 2018
Vaticannews

“Fare pace”: la diplomazia della speranza cristiana di Sant’Egidio

todos os press releases
• DOCUMENTOS

''Entente de Sant'Egidio'': Political Agreement for Peace in the Central African Republic

Libya: The humanitarian agreement for the region of Fezzan, signed at Sant'Egidio on June 16th 2016 (Arabic text)

Programme Tirana 2015 - Peace is always possible ENGLISH

Nuclear Disarmament Symposium on the 70 th anniversary of the atomic bomb. Hiroshima, August 6 2015

todos os documentos