change language
você está em: home - amizade ...s pobres - amigos da rua - o almoço de natal - natal, u...no mundo newsletterlink

Support the Community

  

Natal, uma família tão grande como o mundo: as festas e os almoços de Natal com a Comunidade de Sant’Egidio, em Itália e no mundo


 
versão para impressão

Natal, uma família tão grande como o mundo: as festas e os almoços de Natal com a Comunidade de Sant’Egidio, em Itália e no mundo
26 de Dezembro de 2009

O almoço de Natal com os pobres é uma tradição da Comunidade de Sant’Egidio desde que, em 1982, um pequeno grupo de pessoas pobres foi acolhido na mesa da festa na Basílica de Santa Maria em Trastévere. Eram cerca de 20 convidados: haviam alguns idosos do bairro, de que erámos amigos há tempo, que naquele dia estariam sozinhos, e algumas pessoas sem abrigo conhecidas nas estradas de Roma.

Desde aquele primeiro almoço de 1982 a mesa alargou-se de ano em ano e de Trastevere alcançou muitas partes do mundo, onde existe a Comunidade.
Um Natal extraordinário que no ano passado alcançou mais de 100.000 pessoas nos cinco continentes: pessoas que vivem na rua, nos internados, nas cadeias. Tantas pessoas amigas de Sant’Egidio durante o ano muitos outros que se juntam para a festa.

A festa se faz nas igrejas, nas casas, mas também nos internados para idosos, para crianças, para deficientes, nas cadeias, nos hospitais, até nas estradas. Porque o sentido é mesmo de levar a festa também nos sitios mais escuros, mais frios, mais esquecidos e longínquos. 

A festa começou na noite de Natal tendo muitos jantares nas estradas com quem não tem casa. Nas cidades frias do Norte, de Moscovo a Antuérpia a Paris, onde entre as luzes e os signos luminosos, muitos pobres ficam sozinhos, ou nas cidades pobres do Sul do mundo.
Também ali a comida, uma prenda simples, um pequeno presépio, a árvore de Natal, a música, mas sobretudo a amizade, a alegria, a atenção para cada um, são os “ingredientes” de uma festa bonita porque cheia de amor.
Com os anos a festa foi alargando-se, como uma benéfica contaminação, e alcançou também muitos Países do Sul do mundo em todos os continentes.
Festas bonitas, muitas vezes organizadas com poucos meios e com grande desempenho por parte de jovens que muitas vezes vivem em situações de pobreza e de conflicto. No ano passado em América milhares de pessoas fizeram festa em São Salvador, México, Argentina, Guatemala, Equador, Chile e também em Cuba, onde os adolescentes do País do Arco-íris prepararam e animaram um almoço para os idosos.

Em muitas cidades da Indonésia, que é o País muçulmano mais populoso do mundo, o convite da Comunidade representa um momento de festa e de amizade entre as diferentes comunidades religiosas. A mesma coisa acontece no Paquistão.
Também em muitos lugares de África chegará a alegria da festa: em Moçambique o Natal será festejado em muitissimas cidades, abrangindo meninos da rua, mendigos, leprosos, cegos, famílias pobres e muitos reclusos.
IEm África a pobreza emerge particularmente com dureza nas cadeias. Na maioria das cadeias  não há camas, não há casas de banho e as celas estão superlotadas. As condições higiénicas são péssimas: adoece-se facilmente e às vezes morre-se. A alimentação oferecida pelas autoridades prisionais é insuficiente. Quem não tem familiares que lhe levam comida, sofre a  fome. Por isto muitas Comunidades africanas, em Moçambique, Guiné-Conakry, Burquina-Faso, não somente visitam regularmente os prisioneiros, mas no dia do Natal preparam uma refeição que para muitos é o único verdadeiro almoço de todo o ano.
Na Costa do Marfim, nos Camarões, em Madagáscar, na Tanzânia, na Uganda faz-se festa com os mendigos cegos e os meninos da rua.
É significativo que, não obstante os poucos meios de que dispõem, as comunidades africanas alcançarão com os almoços de Natal dezenas de milhares de pessoas, mais do que na Europa.

O Almoço de Natal a Santa Maria in Trastevere
O menu
Lasagne al forno
Polpettine di carne
Gateau di patate
Lenticchie
Dolci di Natale, frutti di stagione,spumante

Depois...
Pai  Natal!

NATALE A ROMA:

Circa 10.000 ospiti (circa 2000 ospiti a Trastevere)

NATALE  IN ITALIA:

tra le tante città: Genova, Messina, Bari, Milano, Firenze, Torino, Novara, Padova, Napoli, Catania, Cosenza, Palermo, Trieste, Reggio Calabria

NATALE  NEL MONDO:
 
Oltre 500 città del mondo in più di 70 Paesi.

Europa (Spagna, Germania, Russia, Austria, Ungheria, Romania, Francia, Portogallo, Ucraina, Belgio, Polonia, Repubblica Ceca, Albania…)
 
Americhe (Salvador, Messico, Nicaragua, Argentina, Guatemala, Cuba, Perù, Colombia, Cile, Usa, Canada…)

Africa (Mozambico, Guinea Conakry, Ciad, Burkina Faso, Costa d’Avorio, Camerun,  Madagascar, Tanzania, Nigeria, Uganda, Repubblica Democratica del Congo, Kenya, Sud Africa, Ghana, Malawi, Capo Verde…)

Asia (Indonesia, Pakistan, Filippine, Hong Kong….)

 

O almoço de Natal



Setup and collections

Help us to set
a world wide table

NOTÍCIAS RELACIONADAS
9 Fevereiro 2015
ROMA, ITÁLIA

"As pessoas não conhecem o vosso nome, chamam-vos de os sem abrigo ... estou ao vosso lado." O abraço do Papa para os pobres sem abrigo em Pietralata


Ao longo da visita a uma paróquia na periferia de Roma, o Papa Francisco encontra um grupo de amigos da Comunidade de Sant'Egidio que não têm casa. As suas palavras
IT | EN | ES | FR | PT
8 Dezembro 2014

Ecologia, jovens e solidariedade: chega o Re-brinquedo 2014


Volta novamente este ano a iniciativa de venda de brinquedos reciclados nas praças da Itália e da Europa para apoiar a luta contra a SIDA na África. Todos os eventos e centros de recolha de brinquedos.
IT | ES | DE | PT | CA
9 Agosto 2014
ÁFRICA DO SUL

#Verãodesolidariedade: Em auxílio às viúvas dos mineiros de Marikana


Dois anos após o massacre dod mineiros na mina da África do Sul, a Comunidade de Pretória e Joanesburgo visitaram as suas famílias, trazendo ajuda para eles como um sinal de solidariedade e de memória.
IT | EN | ES | FR | PT | CA
21 Março 2014
ROMA, ITÁLIA

O serviço aos pobres junta as Igrejas. Testemunhos e intervenções no congesso de Sant'Egidio


"As periferias humanas e existenciais à luz do Evangelho". Ortodoxos e católicos no caminho da caridade.
IT | ES | DE | PT | NL | RU
12 Março 2014
CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

"É preciso ter um olhar materno sobre os pobres das grandes cidades mexicanas"


Andrea Riccardi encontra a Comunidade de Sant’Egidio do México
IT | EN | ES | DE | FR | PT | CA | ID
14 Fevereiro 2014
ROMA, ITÁLIA

Sant'Egidio lança o terceiro Relatório sobre a pobreza em Roma e no Lazio: reflexões e idéias para responder ao mal-estar e sair da crise


Jovens sem trabalho, idosos sozinhos, famílias necessitadas. Fazer algo, até mesmo "com pouco", é possível
IT | PT
todas as notícias relacionadas

ASSOCIATED PRESS
13 Março 2018
RP ONLINE
Flucht, Abi, Studium
15 Fevereiro 2018
La Nazione
Un pasto per chi non ha nulla. Ecco come si può dare una mano
14 Dezembro 2017
SIR
Solidarietà: Comunità Sant’Egidio, nel fine settimana a Milano il “Rigiocattolo per l’Africa 2017”
11 Dezembro 2017
ANSA
S.Egidio,7500 senzatetto,3000 in strada
11 Dezembro 2017
Corriere della Sera
Sant’Egidio, la guida per i poveri dove mangiare, lavarsi e dormire
todas relacionadas com a imprensa

VIDEO FOTOS
9:04
Il Cuore più Grande - Storie di vita

1075 visitas

1163 visitas

1157 visitas

1104 visitas

1273 visitas
todos os meios de comunicação relacionados